O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
Regulamento
(o presente regulamento pode sofrer alterações que ainda não se encontrem aqui actualizadas)
Condições Gerais de Acolhimento - o campo destina-se a actividades escutistas, entre outras, desde que se justifique. Os agrupamentos interessados na utilização deste campo devem efectuar a reserva e a respectiva confirmação até 15 dias antes do iníco da actividade. Aquando da chegada, o responsável do grupo deve efectuar o check-in dos seus elementos junto de um encarregado de campo ou via telefone. O número limite de escuteiros acampados, em simultâneo, é de 300. O Preços de acampar, por cada escuteiro/noite, é 2 euros (este valor destina-se a encargos para o melhoramentos no campo, à aquisição de novos equipamentos e ao suporte das despesas de manutenção do campo). Tem de ser garantido o mínimo de 20 elementos (20 euros) por noite, isto no caso de não haver mais ninguém em campo. Inclui água quente.
Salas - 10 euros por dia de utilização.
Cozinha - Preço a combinar em função das condições pretendidas e da quantidade de refeições.
Lixos - Os lixos são da responsabilidade de quem os produz, devem ser retirados todos os dias paras os contentores que se encontram à entrada do campo.
Água -
A água é um bem escasso, devem apenas usar a água estritamente
necessária para a cozinha, banhos e outras lavagens.
Existem alguns pontos de água ao longo do campo, quer para
utilização corrente, quer para emergências, nomeadamente bocas de
incêndio.
À entrada de cada balneário existem pontos de água direccionados para uma grela, são exclusivamente lava pés, é expressamente proibido lavar loiça ou depositar dejectos neste lugar. Nos lava-loiças deve ter-se sempre muito cuidado com os restos de comida, para que estes não entupam o escoamento de águas.
Fogo - Durante o Verão não são permitidas fogueiras. Fora desta época só é permitida a realização de fogo nos locais próprios para o efeito, ou disponibilizados pela equipa de campo. Existe um forno a lenha em campo que apenas pode ser utilizado fora do período de Verão.
Conduta - Conforme o bom senso e princípios do escuteiro, cada agrupamento deve pôr em prática as suas regras internas sobre conduta e comportamento. Por motivos de segurança, durante todo o ano é proibido fumar em campo, bem como em qualquer espaço fechado. Caso adultos, ou elementos por si autorizados, o possam fazer, deve ser definido pelo responsável de campo, um único e recado/privado sítio para fumar.
Outras informações - Os espaços comuns ( Bloco sanitário, balneários e lava loiça) após a sua utilização devem ficar em condições de outros os poderem utilizar. Nunca deve ficar nada nestes espaços, seja qual for o pretexto.ao final de cada dia, e por questões de segurança, os portões do campo devem ficar sempre fechados.
Limpeza - Os Agrupamentos, ou associações que estejam em campo, são responsáveis por manter, entre si, uma escala de serviço com vista à limpeza dos espaços comuns.
Os responsáveis de campo não se responsabiliza pelos bens que são
deixados em campo, procura ter os cuidados mínimos. A equipa de campo não se responsabiliza por qualquer acidente em campo.
Para marcação de jogos de pista ou outros, só devem usar material que se degrade no ambiente natural.
Ambiente -
O campo está inserido no Parque natural da Serra d'Aire e Candeeiros, pelo que há predominância de
diversas de espécies arbóreas protegidas.
Por razões de protecção ambiental é interdito
cortar vegetação, apenas se poderá recorrer a alguma limpeza vegetal, na presença de um responsável de campo.
ou as silvas.
As árvores pequenas e plantadas à pouco tempo merecem um cuidado
especial, não as deverão em caso algum danificar.
Madeira e lenha - Existe, num local identificado, alguma madeira para construções, após o seu uso, as construções devem ser todas desmontadas e toda a madeira deve retomar o seu local e ser devidamente acondicionada. Poderão ser feitas construções definitivas desde que combinadas com os responsáveis pelo campo. A madeira não pode ser cortada ou efectuados entalhes, apenas é permitido o seu uso com amarrações. O Campo Escola não garante madeira em quantidade para a taxa de ocupação máxima, pelo que é recomendado que cada grupo traga a madeira suficiente para as construções que arquitectou, podendo esta madeira ficar em campo após a actividade. Os fogos de conselho apenas podem acontecer nas arenas já definidas e caso não haja lenha suficiente, esta pode ser recolhida nas imediações desde que não seja lenha para construções nem vegetação a cortar.